top of page
Buscar

ROBÓTICA EDUCACIONAL FOI TEMA DE EVENTO REALIZADO EM VARGINHA


A iniciativa de trazer a robótica para as aulas na Rede Municipal de Varginha vem de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação, CEFET e SEBRAE Microrregião Varginha.


O evento realizado no dia 25 de março contou com o apoio do SEBRAE e foi desenvolvido em dois formatos: palestra e oficina. Ambos, visando ofertar conhecimento teórico e prático aos docentes e gestores da Rede Municipal de Varginha e de municípios do Sul de Minas


A robótica educacional está prevista na Base Nacional Comum Curricular/Computação na Educação Básica e vem trazer grandes possibilidades de oportunizar um ensino criativo, capaz de colocar o aluno no centro do processo de sua aprendizagem, aproximando os estudantes da ciência e da tecnologia, por meio de uma perspectiva dinâmica que desperta a curiosidade dos alunos. Tudo isso ligado à abordagem STEAM, que une conhecimentos de Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Arte (Art) e Matemática (Mathematics).


O evento contou com a presença da Professora Ma. Débora Garofalo, especialista no assunto, autora do Livro "Robótica com Sucata" e vencedora de prêmios nacionais e internacionais. Os dois momentos da formação docente aconteceram com a professora da seguinte forma:

No período da manhã, palestra no Theatro Capitólio, na qual a professora abordou o tema: Educação 5.0 – Caminhos para ressignificar a Educação. Estiveram presentes aproximadamente 500 professores e gestores de Varginha e cidades do Sul de Minas.

À tarde, na Oficina de Robótica com Sucata, na Cidade Universitária/ UNIS, com um momento maker, no qual os participantes aprenderam a fazer na prática, atividades de robótica.


Na palestra, a professora Débora teve como propósito, levar os educadores a refletirem sobre a Educação 5.0 sob a ótica de inovação e humanização das tecnologias, auxiliando-os a pensar alternativas para ressignificar, recompor e recuperar o processo de ensino e aprendizagem através da educação inovadora. Ela destacou a utilização de metodologias ativas com ênfase ao ensino híbrido, na resolução de problemas e cultura maker, demonstrando de forma prática sua experiência realizada com robótica, a partir da utilização de sucatas, trabalho este, que se tornou uma política pública do Estado de São Paulo, levando inspiração para os professores poderem criar caminhos alternativos no fazer pedagógico, efetivar uma aprendizagem significativa e recuperar perdas na aprendizagem.


Já na oficina, a professora Débora proporcionou aos educadores, momentos de reflexão sobre a cultura maker e robótica no processo educacional. Foram apresentados os fundamentos das metodologias ativas, com ênfase na resolução de problemas, de maneira prática, de forma que os participantes pudessem identificar o desenvolvimento de habilidades da BNCC e, assim, replicar em suas salas de aula. Também foram abordados, conceitualmente, os pilares da cultura maker e robótica, seguidos de estratégias mão na massa. Na oficina, os participantes criaram um carrinho movido por força elástica e o robô desenhista. A criação teve como objetivo desenvolver a temática do universo maker no campo plugado e desplugado.


E tudo isso relacionado a uma educação empreendedora que, conforme explica Amanda Luísa dos Santos Cesário, analista do SEBRAE, “O programa de educação empreendedora do Sebrae tem como objetivo desenvolver pessoas para o empoderamento, atitudes e mentalidade empreendedoras, para que possam encontrar soluções para os mais diversos problemas”. Conforme comenta Amanda, se referindo a Albert Einstein: ”´ A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original ´ e o evento em parceria com a SEDUC certamente contribuiu tanto para o cumprimento do objetivo do programa de educação empreendedora bem como para a atualização e ampliação do repertório dos profissionais participantes em relação ao tema, que tem cada vez mais ganhado relevância”.


Para a Secretária de Educação, Juliana de Paula Mendonça, “Este foi um importante passo dado pela Secretaria Municipal de Educação na introdução da robótica nas escolas municipais de Varginha. A partir de agora, novas estratégias serão implementadas para que nossos estudantes tenham oportunidade de desenvolver experiências com a área nas suas aulas, incluindo, dentre elas, a aquisição do livro Robótica com Sucata para todos os professores da rede”.


Além dos professores e gestores da Rede Municipal de Varginha, estiveram presentes professores e gestores de cidades do Sul de Minas. Destacamos a presença da Secretária Municipal de Educação de Varginha, Juliana de Paula Mendonça, da Diretora da Superintendência Regional de Ensino de Varginha, Sra. Valéria Camondá Pereira, do Professor do CEFET Varginha, Dr. Paulo Henrique Cruz Pereira, da analista do SEBRAE Minas Amanda Luísa dos Santos Cesário. Todos envolvidos no processo de transformação da educação.

Comments


bottom of page