ESCOLA MUNICIPAL LEDA MARIA PINTO LÚCIO SERÁ INAUGURADA NESTA SEXTA-FEIRA (27) EM VARGINHA
A Prefeitura de Varginha inaugura nesta sexta-feira, 27, mais uma Escola. Trata-se da Escola Municipal Leda Maria Pinto Lucio localizada na Rua José Alves de Paula, 11, no Bairro Belo Horizonte, destinada a atender a região dessas localidades, incluindo o Bouganvile.
A Escola foi construída com recursos próprios do município, na ordem de R$ 10.150.000,00. Possui quatro blocos com 16 salas de aula; sanitários masculino, feminino e para alunos com deficiência; bloco administrativo com salas de coordenação, administrativo, almoxarifado e secretaria; bloco com sala multimídia, laboratório de informática ,sala dos professores e sala de leitura; bloco com cozinha, despensa, refeitório e área coberta; além de uma quadra escolar coberta.
Para o prefeito Vérdi Lúcio Melo, o investimento na educação sempre foi prioridade da sua administração. “A capacidade de atendimento será de aproximadamente 800 estudantes de 4 anos até o 5º ano do Ensino Fundamental que usufruirão de uma estrutura nova e pensada inclusive para a inclusão”, destaca o prefeito.
A inauguração será às 16h, desta sexta-feira.
HOMENAGEM
A escolha do nome desta escola é homenagem à saudosa senhora Leda Paiva Pinto Lúcio.
Nascida em Varginha, no dia 21 de janeiro de 1926, era filha do sr. José Pinto de Oliveira e Maria Balbina Paiva Pinto. Casou-se o sr. Helio lucio, com quem teve os filhos Heloísa Helena, Alberto Mario, Janice e Nídia.
Dona Leda, como era carinhosamente conhecida e chamada, foi mulher referência na comunidade varginhense, tendo marcante presença junto às entidades de assistência social e promoção humana pessoas carentes, num espetacular trabalho de benemerência para crianças e idosos.
Participou ativamente da Associação das Dama Ce caridade e do Clube das Mães, resultando deste trabalho a implantação da primeira creche na cidade, nos anos de 1977/78, em parceria com a Prefeitura, na Vila Peloso. Teve uma presença marcante no Abrigo Mãe Rosa, no acolhimento e orientação a jovens solteiras e grávidas.
Muito presente nas ações e pastorais da igreja católica, também emprestava o brilho de sua inteligência e solidariedade aos trabalhos desenvolvidos no Centro Espírita Humildade e Caridade, em trabalhos manuais, culinários e artesanatos, cuidando das jovens que ali adquiriram conhecimentos para a formação profissional.
Dona Leda faleceu no dia 01 de março de 2021. Solidária e misericordiosa, foi uma entusiasta educadora.
Comments