Cooperado Sicoob Credivar recebe Prêmio de Produtor Rural Sustentável e ganha viagem para Holanda
O Produtor Rural e cooperado do Sicoob Credivar, Marcos Paiva Frota, foi ganhador do 1º Prêmio do Produtor Rural Sustentável, organizado pelo Banco Sicoob a nível nacional. A premiação é uma forma de reconhecer produtores rurais que colocam o tema sustentabilidade no centro do processo produtivo em conformidade com os princípios ESG, que envolvem às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.
O concurso abriu inscrições em 2019, mas com a pandemia, foi adiado. Concorreram 250 produtores rurais de todo o Brasil. Por meio de visitas presenciais nas propriedades, 15 projetos foram avaliados, dos quais seis foram os grandes vencedores. Em comum, estes produtores se destacaram positivamente nas seguintes variáveis:
– Impactos Positivos e Benefícios para o Meio Ambiente;
– Impactos Positivos e Benefícios para a Sociedade;
– Impactos Financeiros e Ganho para a Sociedade;
– Efetividade e compromisso;
– Potencial de difusão e replicabilidade;
– Originalidade e Inovação;
– Impacto direto do Sicoob para o Sucesso da ação.
Para um produtor rural ser considerado sustentável social, ambiental e economicamente, ele deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico em equilíbrio com o meio ambiente e colaborar para o desenvolvimento da sociedade. Marcos, é proprietário da Fazenda Baixadão em Carmo da Cachoeira, pecuarista leiteiro e produtor de café que trabalha com práticas agroecológicas aliadas à sucessão familiar, e conta com apoio de sua esposa e filhas na condução de todos os seus processos seletivos. A propriedade foi premiada devido a Integração Agricultura e Pecuária Leiteira.
Para Marcos a premiação foi um reconhecimento do trabalho realizado por ele e sua família há mais de 30 anos, e hoje, vendo todo o resultado, percebem que estão no caminho certo. O produtor agradece falando sobre a importância de parceria com a cooperativa de crédito. “Esse resultado só foi possível devido parceria com o Sicoob Credivar, que foi um órgão que nos apoiou desde o começo e sempre me ajudou a realizar todos esses sonhos que estão acontecendo para a gente”
O Diretor de Negócios do Sicoob Credivar, Lucas Paiva Faria, reforça o compromisso da cooperativa em incentivar o desenvolvimento social e econômico de seus cooperados. “Recebemos com muita satisfação esse reconhecimento ao trabalho realizado na propriedade de nosso cooperado. A Credivar está presente nas rotinas da Fazenda Baixadão, e oferece todo o apoio com os mais diversos produtos e serviços para que a propriedade seja cada vez mais próspera e rentável. Ter esse reconhecimento reforça nosso compromisso de trabalhar focado em proporcionar aos nossos cooperados as melhores práticas de gestão garantindo o desenvolvimento sustentável social, ambiental e econômico.”
A cerimônia de premiação ocorreu no início de julho durante o 13º Workshop Produtor Rural, em Brasília. Marcos e os outros vencedores do prêmio receberam além do troféu e a viagem para Brasília, uma viagem com acompanhante para a Holanda. O local foi definido por ser uma motivação pela força do agronegócio holandês, que se assenta em pequenos agricultores familiares, além disso o país é o segundo maior exportador de produtos agropecuários do mundo.
Empregados do Sicoob Credivar envolvidos no atendimento negocial e acompanhamento técnico da propriedade acompanharam o produtor durante a premiação. “Agradecemos a confiança de Marcos e sua família em realizar a maior parte de suas movimentações com a Credivar, além disso, a propriedade participou de todos os cursos e treinamentos disponibilizados pela cooperativa como o Balde Cheio, Gestão com Qualidade em Campo, Sucessão no Campo entre outros no qual reforça o profissionalismo e dedicação da empresa rural. A fazenda Baixadão é um case de sucesso e temos alegria de fazer parte desta história. Nosso agradecimento também ao time da ponta que fez esse relacionamento cada vez mais forte e duradouro.” pontuou o Engenheiro Agrônomo do Sicoob Credivar, Jairo Márcio Faria.
Comments