top of page
Buscar

COMO TRUMP IRÁ ATINGIR A ECONOMIA BRASILEIRA COM SOBRETAXAS DE NOSSAS EXPORTAÇÕES


Brasil e China tem um relacionamento comercial significativo, sendo o país chinês o maior destino das exportações brasileiras.

Trump em seu discurso de posse disse que o Brasil precisa muito mais deles do que eles do Brasil.

O novo presidente americano prometeu sobretaxar em até 60% as tarifas sobre os produtos chineses, além de sobretaxar em 25% produtos produzidos no México e Canadá.

Caso isso aconteça, a China poderá intensificar suas compras diretamente dos Estados Unidos. Os insumos agrícolas, hoje exportados pelo Brasil, poderá ser negociado diretamente com os EUA. Essa medida servirá para mediar a taxação de produtos chineses que entram nos Estados Unidos (barganha), uma medida que fere diretamente as exportações brasileiras e a nossa Balança Comercial.

Os Estados Unidos ocupa hoje a 10ª posição na produção de ferro. A China é a principal compradora do ferro do Brasil, outro segmento que poderá ser atingido diretamente caso a negociação EUA e China se intensifiquem.

O Brasil é o maior exportador de produtos alimentícios, e cerca de 25% das importações chinesas saem do Brasil.

O corte ou diminuição significativa na importação de alimentos, ferro e produtos agrícolas pela China, irá provocar um verdadeiro tsunami na economia brasileira.

Comments


bottom of page