top of page
Buscar

Banda Museu do Esquecimento é a atração da semana no Quinta da Boa Música


No repertório samba, rock, blues, música brega, reggae, regional e autorais

A Fundação Cultural de Varginha confirma a 289ª edição do Projeto Quinta da Boa Música, dia 16/11, às 20h, na plataforma de embarque da antiga Estação Ferroviária de Varginha, apresentando a inusitada Banda Museu do Esquecimento, da cidade paulista de Porto Ferreira, apresentando de tudo um pouco como samba, rock, blues, música brega, reggae, regional, autorais e muito mais.


A Banda surgiu na cidade de Porto Ferreira em 2009, e transita por gêneros como o samba, o rock, o blues, a música brega, o reggae e o regional. As influências vão da MPB à música estadunidense dos anos 1960; da música erudita aos sambas de Cartola, Noel Rosa e Nelson Cavaquinho; da música psicodélica e inovadora d’Os Mutantes à música caipira e sertaneja de Tonico & Tinoco, Milionário & José Rico, Léo Canhoto & Robertinho e Trio Parada Dura; das bandas do rock inglês dos anos 1980, como The Smiths, The Bolshoi e Joy Division, às músicas bregas de Waldick Soriano, Odair José e dos clássicos Erasmo Carlos, Ronnie Von e Wanderléia. O espetáculo traz um repertório autoral sem circulação na grande mídia, cujas obras são composições dos próprios integrantes e fazem parte do primeiro álbum do grupo, a ser lançado em 2018.


O grupo tem se apresentado em cafés, quermesses, lanchonetes, bares, pubs e teatros pelo interior de São Paulo e Minas Gerais. Dentre os festivais independentes nos quais o grupo já se apresentou estão o Rock Rural (Alfenas-MG), o Rock nas Areias (Guarujá-SP), o Rock’n’Blues (Paranapiacaba-SP), a ExpoCulturalSP (São Paulo-SP), o Festival #VaiSuldeMinas (Poços de Caldas-MG) e o Festival Mineiro Beat(Uberlândia-MG). Em 2012 o grupo se classificou para as etapas finais do II Festival da Canção da Unifesp, tendo ganhado o prêmio “Aclamação do público”. Em 2013 teve a canção Velório do samba classificada para o SP ExpoSamba e no mesmo ano obteve o 3° lugar no SP Music Festival. Em 2014 ficou em 2° lugar no Concurso de Bandas João Rock, dentre mais de 1.200 bandas inscritas.


Na formação os experientes músicos Rafael Marin (tecladista, compositor e arranjador); Guilherme Marin (violonista, guitarrista e compositor); Cleiton Custódio (cantor, compositor e letrista); Cleo Custódio (contrabaixista, compositor e arranjador) e Amarildo Pereira (baterista e percussionista popular/sinfônico).


Segundo o Diretor Superintendente da Fundação Cultural Leandro Acayaba, “a finalidade do Projeto é exatamente esta, apoiar e incentivar as bandas locais e criar oportunidades de intercambio com bandas de distantes localidades, principalmente apresentando releituras de canções brasileiras de décadas passadas e criativos trabalhos autorais como a banda Museu do Esquecimento desta semana. Neste ano apostamos no Projeto, lançamos a temporada 2017 logo no início do ano e pela primeira vez nas férias de janeiro, retornamos com edições semanais e melhoramos o equipamento de som e luz. Vamos continuar apoiando este que é sem dúvida um dos mais inovadores projetos culturais na história da cidade”, afirma Leando Acayaba.

bottom of page